Destaques

05/09/2017 09:25 Luciane Carvalho - Informe Rio-clarense

Saúde divulga cronograma de vacinação antirrábica na zona rural

A equipe da Vigilância, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, realizará a campanha de vacinação antirrábica referente ao ano de 2017.

Inicialmente, entre os dias 11 de setembro e 20 de outubro, serão imunizados contra a raiva animal cães e gatos, maiores de quatro meses, das áreas rurais de São José do Rio Claro (315 quilômetros a Médio-Norte de Cuiabá).

Segundo o cronograma divulgado pela Assessoria de Comunicação da prefeitura, os mamíferos da comunidade P.A. Campinas serão os primeiros a receber assistência, entre os dias 11 e 22 de setembro. Em seguida, de 25 de setembro a 06 de outubro, a equipe se deslocará ao Santana D’Água Limpa. Os animais das localidades Pouso Alegre, Banco da Terra, Nova Esperança e Santa Maria serão vacinados entre 09 e 20 de outubro. A agenda para o perímetro urbano ainda não foi disponibilizada.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniella Slongo da Silva, o município não registrou casos do vetor nesta última década. Contudo, os trabalhos serão intensificados posto que a transmissão da zoonose não esteja erradicada e pode ser letal, inclusive em humanos.

“A população precisa saber que a adesão à campanha é fundamental, tendo em vista que a ação colabora para que o Estado se mantenha livre da doença. Não registramos casos de raiva em cães e gatos desde 2007 e precisamos manter essa situação epidemiológica”, argumenta.

Conforme dados da equipe gestora, foram ofertadas pela regional 3.879 doses, das quais 3.100 integraram a realidade rio-clarense. Desse número, 3.103 destinados a cães, quando a meta fora de 2.580. Outras 776 foram oferecidas a gatos, com contexto de 520 vacinas.

No ano anterior, a Secretaria do Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), por meio do Escritório Regional de Diamantino, disponibilizou duas mil doses da vacina para o município. Desse número, foram imunizados 1.793 mamíferos, sendo 1.494 cães e 299 gatos, dos quais 1.098 na área urbana e outros 695 na rural.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, localizada na Avenida Cuiabá, 778 - Bairro Planalto ou pelo telefone (65) 3386-1727.

 

RAIVA

A Raiva é uma antropozoonose, ou seja, uma doença infecciosa que ataca o sistema nervoso cuja enfermidade é transmitida do animal ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do mamífero infectado, principalmente pela mordedura e lambedura.

Portanto, o ideal é lavar a região afetada com água e sabão em abundância inicialmente.

Feito isso, caso seja mordido, por exemplo, o indivíduo lesionado deve ser levado imediatamente para uma entidade de controle de zoonoses. Isso porque a doença pode ser fatal quando inexiste assistência médica em tempo hábil ou se a profilaxia antirrábica for interrompida.

 

SINTOMAS

- No animal: agressividade, uivo rouco, salivação excessiva, paralisia (maxilar e dos membros), perda de apetite, evita beber água, vômito, desarranjos intestinais e mudanças de comportamento, que o tornar depressivo e retraído.

Em humanos: perda de apetite, encefalite progressiva e aguda, náusea, vômito, diarreia, fadiga, inquietude, perturbação do sono, alterações na sensibilidade à luz, queimação, formigamento, dor latente no local da mordedura, dor muscular, rigidez na nuca, febre, alucinações, crises convulsivas periódicas.

As alterações duram de dois a dez dias e o índice de letalidade apresentado pela infecção é altíssimo, tornando a vacinação primaz na prevenção antirrábica.

 

SERVIÇO 

Campanha de Vacinação Antirrábica 2017

* 11/09 - 22/09: P.A. Campinas

* 25/09 - 06/10: Santana D'Água Limpa

* 09/10 - 20/10: Pouso Alegre, Banco da Terra, Nova Esperança e Santa Maria.

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo